Ação de vacinação contra a gripe reúne público no Clube Dores

Arianne Lima

Ação de vacinação contra a gripe reúne público no Clube Dores
Foto: Leandro Rosa (Diário)

Na manhã desta sexta-feira, uma ação de vacinação contra a gripe foi realizada no Clube Dores. Ao todo, foram disponibilizadas 1.000 doses da vacina Influenza trivalente, eficaz contra a doença e as novas variantes (H1N1, H3N2 e tipo B). A idosa Cleonice dos Anjos, 82 anos, foi uma das 337 pessoas que foram até o local, para receber o imunizante.

Conforme a coordenadora da ação, Patricia Campagnol, profissionais da saúde e idosos foram os grupos com maior procura pela vacina nesta sexta-feira. Na ocasião, as doses foram aplicadas por acadêmicos do curso técnico em Enfermagem, do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria, sob a coordenação da Prof. Enfer. Daiani Cherubim.

Conforme informado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), a campanha nacional de vacinação contra a Influenza ocorre até 3 de junho.

LOCAIS

Nos demais dias, a vacinação contra gripe em Santa Maria é ofertada nas unidades básicas de saúde (UBSs) e estratégias de saúde da família (ESFs) em dias e horários variados, conforme a organização de cada equipe. As duas vacinas podem ser tomadas no mesmo dia, sem a necessidade de intervalo. Para obter mais informações sobre a vacinação, entre em contato com a Central de Imunizações, com o Centro de Referência de Cuidado em Enfermagem (EnfClin) ou diretamente nos postos de saúde de Santa Maria.

CENTRAL DE IMUNIZAÇÕES

WhatsApp: (55) 99167-4172E-mail: imunosantamaria@gmail.com

CENTRO DE REFERÊNCIA DE CUIDADO EM ENFERMAGEM (ENFCLIN)

WhatsApp: (55) 999441-7717 ou (55) 99608-9860Telefones: (55) 3025-9724, (55) 3025-9727, (55) 3025-9750, (55) 3025-9733, (55) 3025-9744, (55) 3025-9732Webchat: site

ETAPAS

A vacinação contra a gripe é destinada a grupos definidos pelo Ministério da Saúde como prioritários, por se tratarem de pessoas que podem desenvolver formas graves da doença, se infectadas ou tiverem maior exposição ao vírus. 

No Brasil, a primeira etapa da campanha iniciou no 4 de abril, contemplando pessoas com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Devido ao aumento nos atendimentos pediátricos, por conta de casos clínicos respiratórios, o Estado antecipou a imunização de crianças maiores de 6 meses a menores de 5 anos para o 25 de abril.

No dia 2 de maio, foi liberada a vacinação contra a gripe dos demais grupos prioritários, como gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, entre outros. Veja a lista:

Primeira etapa (desde 4 de abril)

Idosos com 60 anos ou maisTrabalhadores da saúde (mediante comprovante de atividade)Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) (após a antecipação para o dia 25/04)

Segunda etapa (a partir de 2 de maio)

Gestantes e puérperasPovos indígenasProfessoresPessoas com comorbidadesPessoas com deficiência permanenteForças de segurança e salvamento e Forças ArmadasCaminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo cursoTrabalhadores portuáriosFuncionários do sistema prisionalPopulação privada de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Francisco Luiz Bianchin: alimentar a esperança

Feira do Livro deste ano deve superar o número de vendas de 2021 Próximo

Feira do Livro deste ano deve superar o número de vendas de 2021

Geral